sábado, 11 de fevereiro de 2017

10 mandamentos da educação do caráter

Considero que a educação do carácter deve obedecer aos seguintes princípios orientadores: 

1. Não há educação sem valores. A educação é sempre um processo de criação e de transmissão de valores. Os professores e educadores, quer queiram quer não, são sempre exemplos morais para os seus alunos. 

2. A educação deve ser um processo contínuo de melhoria do carácter de cada um. Essa melhoria faz-se através de vários processos: exemplo, imitação, prática supervisionada, contacto com grandes narrativas, discussão de dilemas morais e exortação, entre outros. 

3. Os pais são os primeiros educadores morais dos filhos e têm um papel insubstituível nessa tarefa. As escolas devem criar parcerias com os pais de forma a potenciar e articular o papel dos professores e das famílias no processo de educação do carácter. 

4. As escolas têm a obrigação de transmitir aos alunos algumas virtudes essenciais: coragem, justiça, temperança e prudência. 

5. Essas virtudes transmitem-se através do exemplo e da prática. Os hábitos constituem um dos principais instrumentos de transmissão das virtudes, na medida em que se é justo praticando actos de justiça e se é corajoso praticando actos de coragem e assim por diante. 

6. A educação do carácter visa transmitir virtudes essenciais, ou seja, hábitos saudáveis e correctos, que contribuam para a excelência e para o bem-estar e a felicidade da pessoa. 

7. A educação do carácter não visa transmitir os pontos de vista “politicamente correctos”. Isso é matéria para outras agências de socialização, não para a escola. 

8. Todos os adultos que trabalha na escola devem ter formação sobre educação do carácter, porque todos eles exercem influência no processo de transmissão de valores e virtudes. 

9. Não deve haver no currículo uma disciplina para se fazer a educação do carácter. Em vez disso, esse processo deve fazer-se transversalmente e através do ethos da escola. 

10.A escola, na sua totalidade, deve constituir-se numa comunidade onde se cultivam as virtudes essenciais: justiça, coragem, prudência, temperança, responsabilidade, respeito pelos seres humanos e pelos restantes seres vivos que partilham a Terra connosco. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que decidiu juntar-se a este grupo de conversação e debate sobre educação realista, resta-me agradecer a sua colaboração. Aqui dá-se luta ao socialismo.